Educacional

O espaço do professor


O Nitpress Educacional – programa exclusivo para profissionais de ensino, disponibilizando o conteúdo didático e paradidático da editora – é o espaço de relacionamento entre os professores e a editora. Clique no link abaixo para se cadastrar.

Cadastre-se no Nitpress Educacional para receber livros de avaliação.

Conheça algumas das obras premiadas da editora já adotadas com sucesso em centenas de escolas:

LINHA ATLAS CIDADÃO – “O atlas da sua cidade”


Indicação: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I
Relevância pedagógica:
Concebido com o objetivo de suprir a carência de material didático específico sobre o espaço geográfico e o desenvolvimento histórico dos municípios, o Atlas Cidadão chegou para tornar-se um poderoso aliado dos professores do ensino fundamental.
Trabalhar com escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando, é determinante no processo de aprendizagem. O estudo da cidade torna mais fácil a compreensão das relações sociais e da dinâmica espacial, pois estas se desenvolvem no mesmo plano do próprio aluno. O lugar é real, palpável, passível de observação direta, tornando-se, assim, um enorme e inesgotável recurso didático de investigação e observação. Com o estudo e a reflexão dessa realidade, adquire-se o instrumental teórico necessário à compreensão de outros espaços.A utilização de um atlas escolar totalmente voltado à realidade municipal, apresentando sua cobertura vegetal,seus recursos hídricos,sua estrutura populacional,seus problemas ambientais, aproxima o estudo de geografia e das ciências escolares à realidade do aluno.
Conteúdo:
Brasil; Estado do Rio de Janeiro; Município do Rio de Janeiro; Símbolos da cidade; Breves informações históricas; Aspectos atuais; Vultos ilustres; Construções históricas; Pontos turístico; Pirâmide etária; Densidade Demográfica; Bairros; População por Bairros; Aglomerados Subnormais; Unidades de Conservação; Precipitação Acumulada; Uso e Cobertura do Solo; Hidrografia; Hipsometria; Hidrografia e Hipsometria; Geomorfologia; Solo; Uso e cobertura do solo; Malha Rodoviária.

LINHA FUNDAMENTAL I
O Rei do Quintal (José Eustáquio Cardoso). Ganhador do III Prêmio Henriqueta Lisboa de Literatura Infantil, o livro narra a doce infância de um menino em seu quintal, transformado por ele em reino, em uma pequena cidade do interior.
Vicente esqueceu de ser gente (Elaine Furlani Novo).Vicente é um menino que cresceu de forma egoísta, isolado do mundo e das pessoas, até que um dia ele descobre como é ser gente.
Era uma vez, Euclydes (Fabiana Corrêa). Euclydes da Cunha, apontado por muitos críticos como o autor da maior obra da literatura brasileira (Os Sertões) é apresentado ao público infantil como um dos grandes escritores e pensadores do país que foi.

LINHA FUNDAMENTAL II
Casa Grande & Sem Sala (Ykenga). A trajetória dos negros no Brasil, desde o Descobrimento até os dias de hoje, é retratada com humor e fina ironia em dezenas de cartoons do chargista Ykenga, em livro prefaciado pelo também cartunista Chico Caruso.

Contos do Velho Nipon (Luís Antônio Pimentel). Segunda edição do primeiro livro de contos japoneses publicado no Brasil, em 1940. As histórias foram colhidas pelo autor – um dos introdutores do haicai no Brasil – diretamente da tradição oral no Japão antes da II Guerra Mundial. Obra de referência para os contos orientais no Brasil, esta edição tem o formato reduzido de um tatame e caligrafia japonesa de Joku Wakamatsu.
Viagem literária través do Estado do Rio (Luiz Antonio Barros). Antologia atualizada de autores fluminenses, reunindo 143 dos mais expressivos escritores de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, do período romântico até hoje. O autor apresenta esta antologia na forma de oito roteiros de viagem, através dos quais percorre todas as regiões fluminenses, como se fosse um passeio turístico, através do qual o leitor irá conhecer os autores de cada município focalizado.

COLEÇÃO INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS FLUMINENSES


A coleção reúne, de forma inédita, os autores clássicos de origem fluminense que contribuíram significativamente para a formação literária brasileira. Além de apresentar às novas gerações os maiores nomes da literatura regional, a série, produzida em parceria com a Academia Fluminense de Letras e o Cenáculo Fluminense de História e Letras, visa a contribuir para o resgate e fortalecimento da identidade fluminense.

Deixe uma resposta