FLUP – A festa da poesia fluminense

[photopress:herculano_1_2.jpg,full,pp_image][photopress:geny.jpg,full,pp_image]
[photopress:plateia.jpg,full,pp_image]
Foram um dia e uma noite de intensa maratona poética. Poetas de várias regiões do estado convergiram no dia 29 de abril para a bucólica Barra de São João, município e berço de Casimiro de Abreu, que abrigou, na mesma atmosfera que inspirou o poeta do amor e da saudade, o I Festival Fluminense de Poesia – FLUP. A pluralidade e a livre expressão foram as marcas desse evento, que procurou dar vez e voz aos poetas fluminenses.

Com o apoio da prefeitura de Casimiro de Abreu, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), da Academia Fluminense de Letras e do Cenáculo Fluminense de História e Letras, entre outras instituições culturais, o festival, promovido pela editora Nitpress, reuniu poetas de todos os matizes e idades.

O Concurso de Poesia do FLUP, por exemplo, vencido por Manoel Herculano, que garantiu o primeiro lugar com a poesia “Afro-descendente”, classificou, entre os dez primeiros colocados, desde o jovem Yago Luiz, de apenas 13 anos, até os septuagenários Geny Sardenberg e J. D. Ladeira. Mas o concurso foi apenas um dos vários momentos poéticos do festival, que virou a noite no embalo de movimentos como o “Corujão da poesia”, “Um brinde à poesia” e “Uma noite na taverna”, com microfone aberto a todos os participantes.

A parte diurna, iniciada com uma palestra da escritora e poetisa Márcia Pessanha, presidente da Academia Niteroiense de Letras, e com a leitura do “Manifesto dos Poetas”, ofereceu uma programação variada (veja aqui), com palestras acadêmicas, oficinas de leituras, recital de poesias e esquete teatral. Durante todo o evento, uma feira de livros montada pelas editoras da LIBRE ofereceram ao público o melhor da produção editorial independente brasileira.
[photopress:m__rio_alves.jpg,thumb,pp_image][photopress:r__mulo_narducci.jpg,thumb,pp_image][photopress:mesa.jpg,full,pp_image][photopress:ana_paula.jpg,full,pp_image][photopress:yuri.jpg,full,pp_image][photopress:ladeira.jpg,full,pp_image][photopress:yago.jpg,full,pp_image]

Publicado em Identidade Fluminense, Sem Categoria por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

A valorização da literatura fluminense é o nosso maior compromisso. Seja no resgate dos escritores clássicos, responsáveis por um papel preponderante na formação literária brasileira, seja na divulgação dos autores contemporâneos, a Nitpress apresenta em seus livros a riqueza imortalizada pelos grandes nomes das letras fluminenses.

Deixe uma resposta