Nitpress lança primeiro atlas escolar do Rio de Janeiro na XVII Bienal do Livro


As escolas cariocas ganharão, no ano em que são comemorados os 450 anos do Rio de Janeiro, um material didático inédito para ajudar os alunos a conhecerem melhor o espaço geográfico e a rica história da cidade. A editora Nitpress lança, durante a Bienal do Livro, de 3 a 13 de setembro, no Riocentro, o Atlas Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, apresentando a cidade em riqueza de detalhes, de forma pedagogicamente apropriada para alunos a partir da terceira série do primeiro segmento do ensino fundamental.
O livro faz parte do projeto Atlas Cidadão, desenvolvido especialmente pela editora com o objetivo de suprir a carência acusada por professores de história e geografia provocada pela quase inexistência de material didático dessas áreas específico dos municípios. A edição do atlas do Rio de Janeiro foi organizada pelo professor Fabrício Pimenta da Cunha, também responsável pelo desenvolvimento dos estudos cartográficos, e tem pesquisa histórica assinada pela professora Regina Costa.
O projeto Atlas Cidadão
O projeto Atas Cidadão foi desenvolvido com o propósito de formar cidadãos mais conscientes do microcosmo constituído por seu próprio município. O atlas reúne um conjunto essencial de informações históricas e geográficas da cidade com o auxílio de ilustrações, gráficos e mapas criados especialmente para ajudar os estudantes do ensino fundamental a compreender melhor o mundo que os cerca, fortalecendo as raízes locais.
As primeiras páginas trazem informações sobre o próprio atlas e uma visão básica sobre o Brasil e o estado em que o município se insere. Seguem, depois, as informações históricas do município, com fotos e ilustrações, além dos símbolos municipais, como bandeira, hino e brasão. Os aspectos atuais e uma galeria de cidadãos ilustres completam a parte histórica.
A segunda parte do atlas é formado por um conjunto de gráficos e mapas, acompanhados de notas, fotos e ilustrações explicativas, a saber: pirâmide etária, densidade demográfica, bairros e distritos, população por bairros e distritos, aglomerados subnormais, unidades de consevação, precipitação acumulada, uso e cobertura do solo, hidrografia, hipsometria, hidrografia e hipsometria, geomorfologia, solos e malha rodoviária. Uma bibliografia detalhada acompanha o material.
As escola interessadas em conhecer o Atlas Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro podem agendar a visita de um representante da editora pelo telefone 21 2618-2972 ou através do email nitpress@nitpress.com.br.

Publicado em Lançamentos por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

A valorização da literatura fluminense é o nosso maior compromisso. Seja no resgate dos escritores clássicos, responsáveis por um papel preponderante na formação literária brasileira, seja na divulgação dos autores contemporâneos, a Nitpress apresenta em seus livros a riqueza imortalizada pelos grandes nomes das letras fluminenses.

Deixe uma resposta