Nitpress na Bienal de Campos – Homenagem a José Cândido de Carvalho


A cidade de Campos vai ser palco do único lançamento previsto até agora sobre José Cândido de Carvalho no ano do centenário de nascimento do autor de O Coronel e o Lobisomem. O livro José Cândido de Carvalho – Coronéis, Bergantins e Mafagafes, organizado pelo professor Luiz Antonio Barros, da Academia Niteroiense de Letras, será lançado sábado, dia 17, às 19h, durante a 8ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes.
Trata-se do quinto volume da coleção “Introdução aos Clássicos Fluminenses”, da Nitpress, a rigor, a única editora do estado especializada em literatura e história fluminense, que estará representada no estande nº 14 da Bienal. Além de apresentar cronologicamente a vida de José Cândido, o livro pode ser considerado uma obra lexicográfica, oferecendo estudos dos topônimos e antropônimos, da língua e do estilo do autor, além de um glossários contendo expressões idiomáticas criadas por JCC.
Idealizado, como os demais volumes da coleção, como um instrumento de apoio didático, o livro também traz uma antologia de contos e excertos dos romances de José Cândido, tornando-o uma leitura atraente para todos os públicos.
Às 20h, também na Bienal de Campos, a professora Márcia Pessanha, campista radicada em Niterói há vários anos, relança o segundo volume, organizado por ela, da coleção da Nitpress, dedicado a Casimiro de Abreu. O livro Casimiro de Abreu – O poeta das Primaveras segue o mesmo padrão dos outros volumes e resgata a vida e a obra do autor de clássicos imortais da poesia brasileira, como “Meus oito anos”.
Presidindo atualmente a Academia Niteroiense de Letras, Márcia Pessanha também é diretora da Academia Fluminense de Letras e vice-presidente do Cenáculo Fluminense de Letras – entidade que já presidiu. Foi, também, presidente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde ainda leciona.

Publicado em Lançamentos por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

A valorização da literatura fluminense é o nosso maior compromisso. Seja no resgate dos escritores clássicos, responsáveis por um papel preponderante na formação literária brasileira, seja na divulgação dos autores contemporâneos, a Nitpress apresenta em seus livros a riqueza imortalizada pelos grandes nomes das letras fluminenses.

Deixe uma resposta