Jornal da ABI abre duas páginas para livro da Nitpress sobre o envolvimento de jornais em 64

[photopress:travessa.jpg,full,alignleft]
Maurício Azedo, presidente da ABI, o autor Aloysio de Carvalho e o publisher da Nitpress, Luiz Augusto Erthal, no lançamento do livro na Livraria da Travessa

A última edição do Jornal da ABI dedica duas páginas à cobertura da série de debates realizada na Livraria da Travessa sobre o apoio e a colaboração direta de jornais ao movimento que levou à implantação da ditadura militar. O tema foi pautado pelo lançamento do livro Rede da Democracia: O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64), do professor e doutor em História Social Aloysio Castelo de Carvalho (UFF), uma coedição da Nitpress e da Editora da UFF.

O livro mostra, em 238 páginas e um CD contendo os fac-símiles de 100 matérias veiculadas pela Rede da Democracia entre 1963 e 1964, como essa articulação, pela pelos grupos de mídia dos Diários Associados, de O Globo e do Jornal do Brasil, abriu caminho para a deflagração do golpe militar. O lançamento aconteceu do no terceiro e último dia de debate, que contou com a participação do presidente da ABI, Maurício Azedo, prefaciador do livro, e do autor da obra.

Clique aqui para ler a matéria do Jornal da ABI na íntegra.

Publicado em Lançamentos, Sem Categoria por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

A valorização da literatura fluminense é o nosso maior compromisso. Seja no resgate dos escritores clássicos, responsáveis por um papel preponderante na formação literária brasileira, seja na divulgação dos autores contemporâneos, a Nitpress apresenta em seus livros a riqueza imortalizada pelos grandes nomes das letras fluminenses.

Deixe uma resposta