Literatura fluminense na Bienal

Editoras de Niterói presentes à Bienal

O Riocentro é, mais uma vez, palco do maior evento do mercado editorial brasileiro. A XVIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que se estende até o dia 10 de setembro, espera atrair um público de mais de 600 mil leitores ávidos pelos milhões de livros levados por centenas de editoras para a feira. A literatura fluminense terá sua casa montada no estande da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Pavilhão Verde (Ruas M1/N2) – onde estarão abrigadas, junto com o projeto Mais Leitura, que oferece livros novos a partir de R$ 2,00, as editoras que formam o grupo Letras de Niterói – Nitpress, Eduff, Muiraquitã, Intertexto, Comunitá Italiana e Itapuca. Continuar lendo

Livros da Nitpress com até 50% de desconto na 15ª Primavera Literária


Começa amanhã e vai até domingo a 15ª Primavera Literária do Rio de Janeiro, evento promovido pela Liga Brasileira de Editoras, a Libre, sob a bandeira da bibliodiversidade, nos jardins do Palácio do Catete (Museu da República). A editora Nitpress marcará presença, como sempre, divulgando seus livros e promovendo a literatura fluminense.
A editora estará no estande 90, onde fará uma apresentação do Atlas Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro para os professores e bibliotecários da rede municipal de educação carioca, que participam do evento com atividades na quinta e sexta-feira. No sábado, o cartunista Ykenga estará no estande da Nitpress autografanso seu livro “Casa Grande & Sem Sala”, às 17h.
Além do atlas e do livro de cartoons, estarão disponíveis e com descontos de até 50% outros títulos e os mais recentes lançamentos da editora, como os livros “Poética do Descobrimento”, de Regina Célia da Silva Costa; “Noites de antigamente”, de Raquel Medeiros; e “Amor e Ódio – laços de passado”, de Sara Rifer.

Pimentel de volta ao Campo de São Bento

Luís Antônio Pimentel evitou um “urbanicídio” – expressão cunhada por ele mesmo – ao liderar uma campanha na imprensa fluminense contra a abertura de uma via de carros e ônibus passando dentro do Campo de São Bento, referência de bucolismo e lazer na Zona Sul de Niterói. A ideia estapafúrdia surgiu nos anos 60 e foi barrada pela oposição popular liderada por ele, um dos mais importantes memorialistas da cidade, falecido há três meses, aos 103 anos de idade.
No próximo sábado, dia 25, a partir das 9h, o Campo de São Bento será palco de uma homenagem prestada pela Academia Fluminense de Letras, dentro da programação de comemorações dos seus 98 anos, com o relançamento do livro “Luís Antônio Pimentel, o polígrafo da alma fluminense”, décimo volume da coleção Introdução aos Clássicos Fluminenses, da Editora Nitpress. Haverá uma feira de livros organizada pela Associação Niteroiense de Editores de Livros (ANEL) e apresentação de banda de música.
O livro, organizado pelo professor Luiz Antonio Barros, é a primeira antologia baseada na obra completa de Pimentel, apresentando uma visão panorâmica sobre toda a produção literária do escritor. Outros títulos da Nitpress assinados por Pimentel, como “Haicais Onomásticos”, “Contos do Velho Nipon” e “O amor segundo Luís Antônio Pimentel”, estarão sendo relançados na ocasião.

Nitpress na Primavera dos Livros 2013


A Nitpress participa da festa da bibliodiversidade com os lançamentos dos livros “História de um cambucazinho”, de Fabiana Corrêa, sexta-feira, dia 25, às 12h, e “Um sorriso de oito graus na escala Richter”, de Hugo Rodrigues, sábado, às 12h. O evento é o mais charmoso do mercado editorial brasileiro e reúne as melhores editoras independentes do país, congregadas em torno da bandeira da bibliodiversidade, e acontece nos jardins do Palácio do Catete (Museu da República), de quinta-feira, dia 24, a domingo, dia 27 de outubro. Veja detalhes em http://www.libre.org.br/.

A literatura fluminense na XVI Bienal do Livro

Nitpress na Bienal


A Editora Nitpress leva mais uma vez para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro o seu catálogo baseado na literatura fluminense e em história política brasileira contemporânea. Mais uma vez, o selo está integrado ao espaço Letras de Niterói, que este ano ocupará o estande nº 11 da Rua R do Pavilhão Verde do Riocentro, entre a Av. Stanislaw Ponte Preta e a Praça de Alimentação.
Entre os novos talentos da literatura fluminense, destaque para o romancista estreante Hugo Rodrigues, que lança no Rio o livro “Um sorriso de oito graus na escala Richter”, sexta-feira, dia 30, às 18h. No sábado, dia 31, o professor Aloysio Castelo de Carvalho, autor dos livros “A Rede da Democracia – O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do Governo Goulart” e “O caso Última Hora e o cerco da imprensa ao Governo Vargas”, também lançado este ano, fala sobre as origens do golpe de 64, que completará 50 anos em 2014.
No domingo, 1º de setembro, às 13h, a Nitpress promove um tributo a Edmo Rodrigues Lutterbach, que presidiu por mais de 30 anos a Academia Fluminense de Letras e este ano está sendo homenageado pelas editoras niteroienses, emprestando seu nome à praça de eventos do espaço Letras de Niterói. Haverá um recital de poesias e o lançamento do livro “Painel da saudade em louvor a Edmo Rodrigues Lutterbach”, ambos organizados por Neide Barros Rego.
No sábado, 7 de setembro, o escritor e policial federal Sandro Araújo, autor de “Anjo da Noite” e “Federal – uma história de polícia”, participa de um bate-papo com leitores sobre histórias policiais, às 13h. No domingo, dia 8, a produção literária do interior do Estado do Rio estará representada pelos autores Fabiana Corrêa (“Era uma vez, Euclydes…” e “História de um cambucazinho”) e Rick Azevedo, que estará lançando o seu livro “Vila de São Isidro Lavrador”, às 12h.
Fechando a participação da editora no evento, o professor Jorge Felipe Columá apresenta, na praça de eventos do espaço Letras de Niterói, uma roda de capoeira, às 16h, marcando o relançamento do seu livro “Arte, magia e malandragem – o imaginário cantado nas rodas de capoeiras”.
Clique no mapa abaixo para ver ampliada a localização do espaço Letras de Niterói na Bienal:
mapa

Mais poesia e menos bombom no Dia dos Namorados


A editora Nitpress está oferecendo, através da promoção “Mais poesia e menos bombom no mês dos namorados”, 50% de desconto em todos os seus livros de poesia para compras feitas através da sua Livraria Online (http://nitpress.webstorelw.com.br/) até o final de junho. No catálogo da editora estão poetas contemporâneos como o centenário e celebrado Luís Antônio Pimentel (http://nitpress.webstorelw.com.br/products/o-amor-segundo-luis-antonio-pimentel), introdutor do haicai no Brasil, José Inaldo Alonso, Sandro Rebel, José Eustáquio Cardoso, Gílson Rolim, Maria Helena Latini, Lucília Dowslley e Janaína Cunha ao lado de clássicos como Casimiro de Abreu, Alberto de Oliveira, B. Lopes e da turma boêmia do Café Paris, com o poeta satírico Lili Leitão à frente.
Juntamente com a Livraria Gutenberg, a Nitpress também vem promovendo, neste mês de junho, os seus títulos de poesia através de uma campanha publicitária em ônibus (busdoor) e anúncios de jornal. É a contribuição da editora para que os namorados estejam mais esbeltos, com menos chocolate, e mais alimentados espiritualmente pelos versos dos melhores poetas fluminenses.